quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MINHA MONOGRAFIA

 Quero fazer algo que seja útil não só para mim mas também para as pessoas que estão ou que estarão passando por essa fase da vida acadêmica: A tão temida MONOGRAFIA! Na verdade não acho que seja assim um bicho de sete cabeças, mas é algo que tem de ser entendido e muito bem avaliado antes de começar essa aventura monográfica.

No meu caso, estudante do curso de Letras com habilitação em Português e Inglês e respectivas literaturas, me interessei pela área da Linguística, dessa maneira acredito poder privilegiar tanto a língua estrangeira como a materna. Aprender para saber e entender como se dá o comportamento e o relacionamento humando pela comunicação verbal e não verbal é algo que realmente me fascina.

Optei por abordar um assunto polêmico que diz respeito a Sociolinguística. O que vocês acham do estrangeirismo? Segundo o Wikipédia: Estrangeirismo ou peregrinismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que não tenha equivalente vernácula em nossa língua. É apontada nas gramáticas normativas como um vício de linguagem, o que, há muito, é tido como uma visão simplista por diversos linguistas, como Marcos Bagno, da UnB, John Robert Schmitz, da UNICAMP, e Carlos Alberto Faraco, da UFPR.
 O que tem de polêmico nisso?

Diversas vezes me vi discutindo sobre o uso necessário ou desnecessário de termos ingleses para designar algo do nosso cotidiano aqui no Brasil: Ir ao SHOPPING ou á um SHOW, comprar um SHAMPOO e pedir DELIVERY são uns dos muitos exemplos que nós temos de vocábulos estrangeiros que usamos no nosso cotidiano.

Lógico que nossa língua materna é rica o suficiente pra dar conta dessas e outras palavras e expressões "importadas". Mas é errado usá-las? Você é a favor ou contra? Por quê?

Afinal, o que é que está por trás disso, porque o estrangeirismo se instalou na nossa língua? Que consequência isso pode ter pra nossa nação?

Essas são umas das questões que quero abordar nessa pesquisa, e sinceramente acredito que vai ser um trabalho instigante, não quero aqui ter a pretenção de responder todas as essas perguntas e outras que poderão surgir nessa jornada, mas sim entender um pouco sobre esse assunto.
Não defini ainda o título da monografia, estava pensando em algo como: A INFLUÊNCIA DO ESTRANGEIRISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA. Mas acho que ainda está meio sem graça, vou amadurecendo a idéia, e estou aberto a sugestões.

A príncipio vou começar a ler um livro que foi indicado por uma grande professora da faculdade.

O livro Chama-se: A GEOPOLÍTICA DO INGLÊS
 

Por hora acho que é tudo, vou começar a ler o livro depois vou escrevendo aqui minhas impressões sobre cada capítulo.


Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ AMIGO!!ESTÁ COMEÇANDO BEM HEIM!!O POUCO QUE JÁ TEM ESCRITO JÁ ME ESCLARECEU ALGUMAS DÚVIDAS,SOBRE ESSA QUESTÃO DA INFLUÊNCIA DO ESTRANGEIRISMOS,MUITO MASSA ESSE TEMA,E NÓS ATÉ DISCUTIMOS SOBRE ESSE TEMA COM A ANDRÉIA SEMESTRE PASSADO,NAQUELA DISCIPLINA DE TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA, QUE VOCÊ JÁ TINHA FEITO NA SUA OUTRA FACULDADE PARECE!A ANDRÉIA LEVOU ESSE TEMA PARA NÓS DISCURTIR,FOI LEGAL!!ACHO QUE ESSE TEMA ESTÁ ÓTIMO!
E TENHO FÉ QUE DEUS IRÁ ILUMINAR SEUS PENSAMENTOS PARA VOCÊ CONTINUAR FAZENDO A SUA MONOGRAFIA,POR MIM VOCÊ JÁ ESTÁ ESTAR ARRASANDO SÓ COM ESSA INTRODUÇÂO..KKKK
BEIJOS QUERIDO E PODE CONTAR COMIGO PARA LER CADA PEDACINHO DA SUA MONOGRAFIA!!PRECISAR DE ALGO QUE EU POSSA LHE AJUDAR ESTOU AQUI!!BJS